Você já ouviu falar do estilo tipicamente brasileiro, Catharina Sour? 🤔

O cenário do mercado cervejeiro do Brasil é imenso, com um potencial magnífico, onde se encontra experimentos e especiarias cheias de criatividade. Não é surpresa de querermos um estilo que nos representasse, assim quando a galera provasse viesse logo aquele sentimento de “Isso é Brasil”.

No dia 4 de junho 2016, aconteceu um encontro de cervejeiros, com o propósito de criar um estilo aceito pelos maiores juízes e jurados de cerveja do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJCP). Independente de ter sido criada neste dia, ela não começou bem por aí, havia um grande debate sobre qual seria o melhor estilo para representar o território brasileiro. É aí que eles chegaram numa conclusão: uma cerveja brasileira deveria incluir a imersão de frutas brasileiras.

A base de pensamento sugeriu que criação fosse inspirada em uma Berliner Weiss Alemã, se trata de um estilo conhecido por suas características semelhantes a um Champagne, uma cerveja turva e ácida, aliada a fermentação láctea, que por sua vez também inclui a infusão de frutas.

Juntando as bases de conhecimento dos cervejeiros, surgiu a Catharina Sour.

Uma cerveja tipicamente brasileira, com adição de frutas, leve e refrescante, de grande drinkability que diferente das Berliner Weiss, tem uma graduação alcoólica entre 4% a 5,5% com amargor quase imperceptível. Foi aí que a Associação Catharinense de Cervejas Artesanais (Acasc), organizou um workshop com a participação de 20 cervejarias que se comprometeram a produzir esse estilo profissionalmente. Apesar de toda a determinação, somente em 2018 foi reconhecida oficialmente pela BJCP.

Foi um marco muito importante para o cenário da cerveja no Brasil, visto que um dos maiores formadores de sommeliers e juízes do BJCP é o Brasil. Catharina Sour ainda é um estilo jovem, mas vem conquistando vários corações no mundo todo.

Ela é uma deliciosa Catharina Sour, com infusão de Goiaba e Caju, feche seus olhos e tenha a experiência refrescante num banho de cachoeira, uma tarde fresca na casa da vó, ou um piquenique divertido no parque. Uma cerveja que brinca com a acidez e sabores frutados, sua coloração amarela seduz e encanta para um universo totalmente novo. Quem diria que Goiaba & Caju resultam em tanta deliciosidade? Bom, o nosso mestre cervejeiro sabia de tuuudo!

Dica de harmonização: Há quem diga que comer e beber são umas das melhores sensações da vida, agora quando a bebida harmoniza com o alimento, aí sim, estamos falando de uma combinação divina. O que acontece, um valoriza o outro, realçando o sabor e tornando uma experiência perfeita ao paladar.

Porém, o que encaixaria com uma Catharina Sour?

A recomendação são pratos mais apimentados, como comida mexicana, por exemplo, mas como a gente gosta de uma brincadeirinha divertida, então embarcamos em uma viagem mágica, diretamente para a culinária amazônica. O Tacacá.

Alguns dizem ser uma sopa, um caldo ou até mesmo uma bebida, mas gastronomicamente ninguém pode negar, é uma delícia nortista! Sua base é o maravilhoso tucupi (sumo de mandioca-brava, fervido com ervas), muita pimenta, goma de tapioca e as dormentes folhas de jambu. Por ser um prato bastante apimentado, combina perfeitamente com a refrescante Catharina Sour, principalmente com a Liebe Anna.