Você conhece a New England IPA?

Considerada a Pilsen dos cervejeiros, o estilo India Pale Ale possui diversas variações, todas foram possíveis pela criatividade e grande caso de amor dos cervejeiros artesanais com o lúpulo. Não é tão difícil encontrar uma IPA que foge do tradicional, como o subgrupo que nos últimos anos conquistou o coração dos cervejeiros, a New England IPA.

Um estilo com poucos anos de vida, surgiu na Nova Inglaterra (New England em inglês), uma região importante dos EUA onde fica os estados de Maine, Massachusetts, Connecticut, Vermunt, Rhode Island e New Hampshire.

A inspiração da New England IPA veio de Vermont, na cervejaria The Alchemist, uma das mais famosas dos EUA. A nova interpretação da American IPA, virou a pop star no topo da Billboard momentos após o seu lançamento!

Segundo o John Kimmich, o alquimista que criou o estilo, ela surgiu de uma inspiração e preferência sua por cervejas com amargor mais limpo, onde é possível sentir todos os aromas e sabores dos lúpulos. Depois de muitas experiências ele encontrou o ponto de equilíbrio que desejava, mesmo sabendo que muitos cervejeiros não concordam com o seu ideal de IPA.

Mas afinal, porque a NEIPA chamou tanta atenção dos amantes de lúpulo?

COLORAÇÃO
Sem dúvidas a sua cor! Ao ver o copo se encher é impossível não ficar hipnotizado com sua beleza amarelo vivo, que lembra suco de manga com sua turbidez e cremosidade. Além disso, a adição de cereais não maltados conferem uma alta drinkabillity.

AROMA
Atire a primeira pedra quem nunca se apaixonou só por sentir aquele cheirinho! Foi com seu aroma frutado que lembra a frutas cítricas e tropicas, como laranja, limão, tangerina, manga e até mamão, que ela derreteu os corações mais amargos.

SABOR
Assim como Elis Regina, ela é a doce menina, amarga como lúpulo. E, quem provou a NEIPA nunca mais esqueceu seu equilíbrio perfeito entre cítrico e final doce, com baixa carbonatação, corpo cremoso e liso.

CORPO
Como os padrões foram criados para serem quebrados, a turbidez é um deles! Geralmente os cervejeiros buscam produzir cervejas mais limpas - exceto Weizenbier e Witbier -, mas na New England IPA ela é mais que comum, é desejada!

Por ainda ser um estilo novo, a ,NEIPA causa muito debate no mundo cervejeiro, por fugir do padrão intensamente lupulado das IPAs, mas para nós, o que importa mesmo é a qualidade do que está no copo e a criatividade na hora de criar boas cervejas artesanais.

A New England IPA está cada vez mais em evidência no mercado brasileiro, ganhando o seu espaço e conquistando os corações mais lupulados, por isso abra sua mente para tudo o que esse estilo pode te proporcionar!

AH! Não deixe de experimentar a Little Louisa, a NEIPA da Stannis, com cara de suco de manga, aroma intenso e delicioso de lúpulos frutados, e depois nos conte o que achou.