Toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen

Você já se perguntou se queria uma cerveja Lager ou uma Pilsner? A diferença entre elas é uma dúvida que a maioria dos consumidores tem. Mas afinal, o que caracteriza cada uma?

Lager é uma das principais famílias de cerveja. Sua principal característica é o tipo de fermentação em baixa temperatura, entre 6ºC a 13ºC. O período de fermentação é mais lento e com uma levedura que fermenta no fundo do tanque, por isso é chamada de “cerveja de baixa fermentação”. Também são consideradas mais limpas e frescas ao paladar.

Existe um grande mito em torno das Lagers, dizem que todas são cervejas douradas, claras e com baixo teor alcoólico, mas isso não passa de uma mentira! Pois, sua coloração, amargor e teor alcoólico não estão relacionados ao fato dela ser uma Lager, e sim aos ingredientes utilizados na sua produção, como o lúpulo e grãos que possuem um destaque maior no paladar e olfato.

A Pilsner por sua vez é um estilo dentro da família Lager. Mas antes de tudo, precisamos entender a história da Pilsner e por que muitas vezes a tradicional cerveja do encontro entre amigos não é uma verdadeira Pilsner.

Em 1842, na cidade de Plzeň, a cervejaria Bürger Brauerei contratou o cervejeiro Joseff Groll, com a intenção de criar uma cerveja com mais qualidade, seguindo os padrões que já existiam na Baviera. Foi então que surgiu a primeira lager dourada e responsável por tornar o nome de cidade mais conhecido em todo o mundo, a Pilsner. Apenas em 1898 a Bürger Brauerei registrou “a pilsner original” como uma marca, desde então a cervejaria passou a ser conhecida como Pilsner Urquell e produz a cerveja até hoje.

O termo Pilsner, originalmente significava “de pilsen”, mas com o tempo essa palavra se tornou popular e muitas vezes usada equivocadamente. Apenas a cerveja produzida na cidade de Plzeň ou que seguem o padrão de produção que utiliza apenas água, malte, lúpulo e fermento, podem ser chamadas de Pilsner.

A pilsner é uma cerveja clara e límpida, que como a deusa Afrodite, seduziu o mundo cervejeiro com seu brilho dourado e sabor refrescante. Hoje ela representa cerca de 95% do volume global - embora muita dessas cervejas não possuem as características da Pilsner original.

Esse tradicional estilo que tanto amamos, consumimos com frequência e combina com todas as ocasiões, na verdade, é uma American Lager ou American Light Lager. Pois, muitas dessas cervejas apresentadas com Pilsner, não apresentam nenhuma das características que realmente definem o estilo, já que tiveram seu tempo de maturação cortado e os ingredientes de sabor.

O que de fato confundiu os consumidores mundiais foram as cervejas de massa, que levam em seu rótulo o nome “Pilsner”, quando são mais suaves que a Pilsner verdadeira. Assim como aconteceu com o Whiskey, também foi adicionado milho e cereais não maltados na fabricação para reduzir o custo de produção da Pilsner. Já os tchecos levam a sério a qualidade da bebida que consomem, por isso até hoje seguem a Lei de Pureza alemã de 1516.

Agora você já sabe que toda Pilsner é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsner, chegou o momento de colocar o conhecimento em prática! Aproveite os 30% OFF na Stannis Pilsner, passe no seu empório de confiança e experimente algumas cervejas para perceber a diferença entre elas!