Cerveja vs. Chopp: qual é a diferença?

A cerveja como conhecemos em garrafa nem sempre existiu, algumas décadas atrás, ainda era difícil entender a microbiologia da bebida, e os cervejeiros passavam sufocos quando o assunto era a durabilidade com qualidade.

Mas tudo mudou no século XIX, quando o homem deu um passo à frente para acabar com as infecções que tanto assombravam as pessoas na época. Este homem foi Louis Pasteur, um microbiologista que desenvolveu a técnica da pasteurização e um grande amante das bebidas fermentadas.

Detalhe importante: ele descobriu que as leveduras eram organismos vivos, assim cerveja, vinho e o pão eram um grande mistério. A partir dessa descoberta, começou a ser obrigatória a fervura das ferramentas cirúrgicas com água quente, na esperança de não proliferar infecções.

Mas onde entra a pasteurização da cerveja?

É basicamente o processo de fervura da bebida/alimento, para que esses microrganismos como os lactobacilos sejam reduzidos e não prejudiquem a qualidade do alimento a longo prazo. Assim, é possível armazená-la em temperatura ambiente e por muito mais tempo sem qualquer prejuízo.

Louis Pasteur, inventor do processo de pasteurização

Louis Pasteur, inventor da pasteurização.


Isso quer dizer que a cerveja em garrafa é diferente do chopp?

O processo de fabricação desde a criação e fermentação são os mesmos, a única coisa que diferencia é que a garrafa passa pela pasteurização e o chopp vai para o barril sem passar pelo processo.

Que tal experimentar os dois e contar para gente o que achou da experiência?

A Stannis em garrafa você pode adquirir em nossa loja clicando aqui ou em um de nossos PDv's. Clique aqui e encontre o mais próximo de você.

Aquele chopp fresquinho você pode experimentar em nossas casas Stannis Pub Blumenau, Stannis Pub Jaraguá ou Bar & Loja anexo a cervejaria e você pode consumir de terça a quinta-feira das 13h às 20h, as sextas em nosso Happy Hour das 17h às 22h e no sábado das 11h às 17h!