Cerveja Stannis Ororo Dunkel - A melhor Munich Dunkel do Brasil

Se você é curte festa e adora tomar um chopp, seja sozinho ou com os amigos, obviamente conhece a Oktoberfest. Uma festa que acontece na cidade de Munique, na Baviera - e também aqui no Brasil. Na época certa, você à vista uma multidão pronta para matar a sede com canecos de um litro trazidos a pencas por garçonetes de mãos extremamente fortes. Após falar em Alemanha é impossível não pensar na cultura cervejeira, bandas típicas, festivais exuberantes e os alpes como tela de fundo.

É a cidade que achamos nos folhetos de viagem, onde tudo acontece ao ar livre quando é verão. Começando pelo surf no rio e o biergarten, jardins onde as pessoas se juntam para beber cerveja e jogar conversa fora. Para muitos, foi de lá que surrupiamos alguns modos, como a paixão pela Oktoberfest - que já comentamos -, amor e copos gigantes de cerveja, além, é claro, do jeito diferenciado ao tratar as pessoas, às vezes aos cascos e outras com dois beijinhos nas bochechas.

E, não é que a tradição cervejeira em Munique é tão antiga quanto a própria cidade. Nós podemos provar: a primeira cervejaria foi fundada em 1269, apenas 111 anos depois da fundação da cidade, pelo duque Ludwig. Também foi lá que surgiu a Munich Dunkel, um estilo de Lager escura.

Isso só foi possível depois da descoberta de várias leveduras Lager em 1840, retirando o intenso sabor defumado que as cervejas escuras tinham e colocando o malte em destaque. Dunkel significa escuro em alemão, destaca uma Lager extremamente maltada e escura com leve sabor e aroma torrado. As cervejas pretas costumam carregar o mito de que são mais fortes do que as claras. Será?

Ao falar que cerveja é forte, a gente tem que perguntar no quê? Aroma, amargor, em quê? No geral, não passa de um mito tanto quanto estalar os dedos causar artrite. Muitas cervejas claras, como belgas e pale ale, têm maior teor alcoólico e são mais encorpadas do que as escuras.

Apesar da Dunkel utilizar grande quantidade de malte, não chega a seu uma Bock por ter menos álcool e o dulçor intenso de malte, e nem uma Schwazbier, por não ser muito escura e seca.

A nossa cerveja Ororo Dunkel, por exemplo, é uma Munich Dunkel que combina quatro maltes torrados: Chocolate, Munich, Melano e Cevada torrada. Quando junta, saí faísca. Relampeja. Para onde vai tanto malte? Desbravando oceanos e conquistando o céu quando as águas se encontram, e explorando todos os sentidos de liberdade de uma cerveja escura, o malte proporciona notas que lembram a casca de pão recém-assado, biscoitos amanteigados entre outros sabores e aromas que remetem a lembranças quentinhas assim. São excêntricas com sensação suave na boca, e dão certo toque avermelhado no corpo escuro profundo da cerveja, além de promover uma espuma densa que exerce muito bem o seu papel de guardiã da temperatura da cerveja.

Como o estilo, a Ororo Dunkel é a leveza da escuridão que transforma tudo ao seu redor como a força da Tempestade. Foi a partir do primeiro gole que nosso embaixador Fernando Russell, soube que essa Lager escura teria o nome de Ororo Munroe, a super-heroína de X-Men. Se você ficou curioso pra saber como foi, senta o dedo no play e confere o vídeo da Maravilhosa Cozinha de Jack.

Assim como Fernando propõe uma opção para ter uma experiência melhor com Ororo Dunkel, segue as nossas dicas. Essa cerveja harmoniza com alimentos semelhantes, inclusive com doces, como torta de chocolate, trufas de chocolate, cheesecakes, crème brulèe e tiramisu, vão super bem. Se você prefere pratos salgados, as Dunkels fazem um par tão perfeito quanto Ororo e T'challa com carnes grelhadas, risoto ao molho funghi, queijos defumados e costelinha de porco ao molho barbecue.

Vamos daquele jeito: Garanta a cerveja Stannis Ororo Dunkel na Cervejaria Stannis, Loja Online, Stannis Pub, Stannis Tap ou Growlex Bacacheri (Curitiba), prepare aquele prato delicioso - e as conclusões ficam por sua conta. hehe

A expectativa é que você experimente e lembre-se: elogios são bons, principalmente por nossa cerveja ser medalhista de bronze no Concurso Brasileiro da Cerveja de 2021. Conhecida também como MELHOR MUNICH DUNKEL DO BRASIL. Mas receber criticas também pode ser, ela nos faz melhorar cada vez mais. Claro, como sabemos o que fazer com elas, vai nos ajudar muito a conquistar a medalha de ouro no próximo ano. risos. Por isso, não tenha vergonha e manda o seu feedback para nós!