Abóboras, cervejas e travessuras!

Andamos pensando em como no halloween é comum encontrarmos diversos lugares enfeitados com abóboras e até mesmo pessoas caracterizadas de personagens famosos e queridos como o Jack Skellington, do O Estranho Mundo de Jack. Não é de hoje que a abóbora faz parte da vida dos americanos, principalmente dos estadunidenses. Desde o início da colonização dos EUA, esse era um alimento muito importante, por ser uma fonte barata e abundante, que era fundamental para nutrir a população em períodos de escassez. No século 18 foi usada como ingrediente de cerveja, pois é uma rica fonte de açúcar e assim era uma ótima substituta do malte de cevada, que na época, era caro e escasso.

Por muito tempo as Pumpkins Ales sumiram do mercado, mas por algum motivo ou por algum espírito de abóbora que vagava pela Terra na época de Halloween, plantou em 1985 uma sementinha na cabeça do mestre cervejeiro da cervejaria Buffalo Bill, que ressuscitou o estilo assim como os celtas acreditavam que os mortos ressuscitavam na noite do dia 31 de outubro. De lá pra cá vários cervejeiros ficaram hipnotizados com a ideia, e hoje é tão fácil encontrar Pumpkins Ales nos EUA quanto fast-food.

No geral, as Pumpkins possuem cores que podem variar de alaranjando até preto. Uma característica comum entre as Pumpkins, são as notas de especiarias como cravo, canela e noz-moscada, também usados em doces de abóbora. Apesar dessa característica, esse é um estilo que agrada todos os gostos por ter um equilíbrio perfeito entre o dulçor e amargor/seco, mas claro, isso depende do cervejeiro que a produz, que pode adicionar mais especiarias, como foi o caso da Willie James da Stannis, foi abrasileirada e inspirada no típico doce de abóbora de festa junina, produzida com cravo, canela, anis-estrelado, melado e coco tostado que traz um toque sutil, por isso é uma cerveja mais suave, ótima para nosso halloween tropical.

Você pode saborear a Willie James nos Pubs, comprando na Loja Stannis ou diretamente na Fábrica da Stannis. També é possível encontrar Pumpkins mais amargas em empórios, apesar da doçura ser mais leve, sempre é perceptível ao paladar.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o estilo que ganha forças durante o mês de halloween, conta pra gente qual é a sua Pumpkin favorita!