8 mulheres do ramo cervejeiro que você precisa conhecer.

Apesar da história nos contar que as mulheres foram as primeiras a produzir cerveja, ao longo dos anos não só a produção foi tomada por homens, como se popularizou a frase “papo de homem”, que acabou ofuscando e desmotivando mulheres extremamente competentes. Nós como cervejaria, queremos neste dia 8 de março reforçar o quão é importante dar espaço para que elas se sintam representadas e motivadas a entrarem no mercado cervejeiro e, por este motivo, vamos abrir espaço para valorizar as mulheres que contribuem para essa mudança de status quo.

É claro que existem inúmeras mulheres que poderiam ser citadas por aqui, mas vamos citar oito mulheres inspiradoras (em homenagem ao dia 8 de março) para você acompanhar no seu dia a dia.

Pri Colares (@pricolares_)

A Pri manda muito bem quando o assunto é cerveja, sempre há uma do seu lado para lhe acompanhar em suas aventuras, é uma verdadeira desbravadora de estilos. Além de ser Beer sommelière, é professora no Instituto da Cerveja.

Kathia Zanatta. (@kathia_zanatta)

Beer sommelière, engenheira de alimentos, Mestre Cervejeira, sócia, professora e diretora do Instituto da Cerveja. Kathia é referência como profissional, é daquelas que você pode passar horas escutando com confiança, pois sabe muito bem do que está falando, principalmente quando assunto é cerveja.

Daiane Colla. (@daianecolla)

Uma amante da boa cerveja artesanal, professora que adora experimentar novas sensações, daquelas que já está com a mala pronta pra viajar a qualquer momento. Daiane é uma especialista e Sommelière, que atua em consultorias, palestras, cursos e eventos de degustação e harmonização no Brasil e exterior. Além de ser embaixadora do Brussels Beer Challenge e do Brewers of Europe Forum para o Brasil, ainda consegue tirar um tempo para escrever na sua coluna na Revista da Cerveja.

Fernanda Meybom. (@femeybom)

Engenheira química, apaixonada por cerveja e gastronomia, Fernanda está sempre viajando para desbravar novos estilos e também aprender cada vez mais. Beer sommelière e Master in Beer Styles, cursou Tecnologia Cervejeira e também é professora na Escola Superior Cerveja e Malte.

Sara Araújo (@negracervejassommelier)

Especialista no quesito, Beer sommelière pela Doemens. Sara é representatividade pura no mercado cervejeiro, dedica-se diariamente a criar conteúdo sobre cerveja de uma forma inclusiva a pessoas negras, mostrando as falhas que existem em nosso meio, sempre acompanhada de muita coerência e claro, uma boa cerveja.

Nadhine França. (@nunadhine)

Beer Sommelière, Coordenadora do Instituto da Cerveja Brasil - ICB, faz parte da diretoria da AcervA PE e da Confraria Feminina de Cerveja Maria Bonita Beer, e segue organizando cursos e congressos em eventos cervejeiros desde 2017. Atua precisamente na área, e o que era para ser apenas um hobby, tornou-se uma parte importante da sua vida.

Jana Pinho. (@beerinfluenza)

A Jana é dona de uma competência extraordinária, super criativa e divertida, reforça o papel da mulher no mercado cervejeiro, seu passatempo favorito é falar sobre cerveja e também produzi-la, é uma cervejeira de carteirinha e muito bom gosto.

Vanessa Nobre. (@vanessasnobre)

Cervejeira de panela, Beer Sommelière, apaixonada por gastronomia e viagens, Vanessa sabe muito bem como saborear a vida, atua também na luta pela inclusão de pessoas negras no mercado cervejeiro, além de ser uma grande representatividade para mulheres negras no ramo.

Sabemos que o caminho para trazer a representatividade necessária é longo, mas um dos passos, é trazer esses nomes à tona, reforçando o quão importante é dar espaço para mulheres tão competentes como estas. E claro que não poderíamos encerrar este texto sem deixar nossos parabéns a todas as mulheres pelo seu dia. Um brinde a todas vocês, saúde!